terça-feira, 30 de setembro de 2014

Wall Street International Magazine - Artigo nº 1

Como já tinha anunciado aqui sou a nova autora Portuguesa da Wall Street International Magazine!
Uma revista Internacional que é lida em mais de 200 países. 
Tem 11 secções, entre elas: Economia e Política, Arte, Cultura, Moda e Viagens onde estou inserida.

Dou uma contribuição mensal e eis senão quando, chega o meu primeiro artigo!
O artigo é sobre Portugal, obviamente! Sobre a Costa Vicentina mais precisamente, onde passo férias e como podem ver, a minha fonte de inspiração!
Leiam este artigo e dêem a vossa opinião! Link aqui


O PODER DO MAR
A primeira vez que ouvi falar na Costa Vicentina, foi há 22 anos através do meu irmão e amigos que fizeram uma surf trip por lá.
A Costa Vicentina é compreendida entre Sul de Santiago do Cacém até Sagres.
Nessa altura o acesso era ainda mais limitado, havia estradas por descobrir, caminhos de terra que dificultavam muito o acesso. Aquelas praias eram dos peixes e dos pescadores, que eram donos e senhores das terras e ficaram por muitos anos como um segredo bem guardado.
Hoje em dia continuam a ser as praias mais procuradas pelos surfistas, considerado um oásis de ondas perfeitas, com tubos incríveis. Mas hoje os acessos estão cada vez mais facilitados e muitas vezes alcatroados. Ainda há praias que permanecem com difícil acesso.
As praias são amplas, o que evitam as multidões e o atropelamento de chapéus de sol, ainda há uma espécie de liberdade selvagem naquele local, onde cada um faz o que quer no seu espaço, mas sem incomodar quem está ao seu lado, ou a kms de distância. Aqui não existe o Algarve over-populated, nem pubs nem campos de golf nem horas de ponta. Isso fica na outra esquina do Algarve. É o Algarve tranquilo com pausa no relógio.
A viagem começa na Pedralva, um dos lugares que mais gosto de ficar na Costa Vicentina, uma pequena aldeia reconstruída pela mão de três amigos e sócios que deram o seu corpo para reavivar a alma outrora vivida na Aldeia. É lá que fico a dormir, com pouco acesso à Internet, parece que as noites até sabem melhor.
Dali, partimos para a aventura. Este ano a praia de eleição foi a Cordoama. O ano passado a Praia de Vale Figueiras em Aljezur. Vamos em Família ou em grupo na viagem.
Todas as praias merecem ser visitadas. O encanto destas praias é exactamente a simplicidade, as aldeias e vilas próximas e os bares rústicos dá a sensação de estarmos um bocadinho escondidos no mundo. Há caminhos incríveis que permanecem no segredo dos deuses ou daqueles que se aventuram num jipe e rezam não ficar com um pneu furado na ravina da praia.
Toda esta zona é protegida pois fica no Parque Natural da Costa Vicentina, o que faz com que o desenvolvimento desta cidade seja lento e que preserve o seu caracter selvagem. Mais de 340 Kms para explorar em toda a sua plenitude. É uma das mais belas e mais bem preservadas linhas costeiras do sul da Europa.
Todo o seu caminho litoral é feito por falésias e penhascos que acabam sobre o oceano atlântico, o que torna esta vista deslumbrante.
Se pensa que não há nada para fazer nestas praias está muito enganado, são praias perfeitas, pois os aventureiros fazem surf, as mulheres e Mães caminhadas e as crianças brincam junto às mil e uma lagoas que se formam junto das rochas, as crianças bem preparadas vão com um balde e camaroeiro e a única vez que “incomodam” os Pais é para mostrar os caranguejos que apanharam.
O Itinerário de praias é vasto, e decidi abreviar com as minhas praias preferidas:
Bordeira: fica na Carrapateira tem o areal mais comprido da Costa Vicentina, mas também é das mais procuradas para o Surf e Kitesurf, pois é uma praia muito exposta e com bastante vento. Tem uma ribeira que desagua no mar, o que faz com que tenha dos cenários mais bonitos desta Costa, proporciona pôr-do-sol incrível. É pouco frequentada o que convida a uma calma absoluta.
Arrifana: foi a praia mais visitada durante décadas, pela sua beleza natural e rochedos que parecem emergir das àguas, uma baía deslumbrante.
Cordoama: a minha preferida, o extenso areal que liga à Praia do Castelejo. Um lugar mágico que proporciona pôr-do-sol inesquecíveis. Permite longas caminhadas tanto para Norte como para Sul. Com vistas diferentes, mas com uma beleza singular em comum.
Praia do Amado; um extenso areal com boas infraestruturas, bares e acesso facilitado até à praia. Areal. Considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf, é procurada por praticantes de toda o Mundo, sendo muitas vezes palco de provas de competições internacionais. Mas nem só os mais experientes aqui vêm, pois também existem várias escolas de surf.
Praia da Murraçao: um pequeno segredo que nem está indicado, fica entre as Praias do Mirouço e do Amado 5 km de terra batida perto dos moinhos eólicos, uma praia rochosa, mas que tem um areal largo, rodeada por uma paisagem natural de beleza indescritível. A Praia permanece em estado natural e não tem bons acessos para chegar até ela. É destino de nudistas. Não é vigiada nem tem infraestruturas de apoio.
Praia da Ponta Ruiva: onde se forma a famosa onda para surfistas. Os tons encarniçados desta rocha contrastam com o negro das escarpas xistosas. O acesso é difícil recomendado apenas a jipes. A praia é muito tranquila, sem marcas humanas.
Praia do Beliche: é a melhor praia de surf em Sagres e foi daqui que o Infante D. Henrique lançou suas viagens que descobriram a costa ocidental de África. A praia é cercada por altas falésias que dão lugar a um areal dourado incrível. O acesso é feito por uma longa escadaria a pique até à praia, o que afasta pouco aventureiros. Uma praia abrigada e mais calma que as mais próximas da Cidade.
Vilas que merecem visita: Bordeira, Carrapateira, Vila do Bispo.
Estas praias são um contágio de boa energia e esperança, numa linguagem que é tão humana quanto universal.
Imagens relacionadas
  1. Costa Vicentina, Portugal
  2. Carrapateira, Aljezur, Algarve (Portugal)
  3. Costa Vicentina, Portugal
  4. Costa Vicentina, Portugal
  5. No mar perto de Carrapateira, na costa oeste do Algarve é uma pequena aldeia situada no Parque Natural da Costa Vicentina.
  6. Costa Vicentina, Portugal

O meu artigo sai sempre no dia 30 de cada mês e também irei publicá-lo aqui no Blog.

Espero que sigam e leiam pois foi graças a vocês que cheguei até aqui!

2 comentários: