quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

HELP! I need Something!

No dia de lançamento da YELP em Portugal, fui conhecê-los e saber como vão actuar no mercado Português.




Sou utilizadora da Yelp alguns anos em Nova Iorque. Chegou a vez de utilizá-la em Portugal.
Mas o que é a Yelp e para que serve? A Yelp é uma a empresa que conecta consumidores com grandes negócios locais. Os portugueses poderão também criar contas no Yelp.pt e partilhar opiniões acerca de grandes negócios locais.

Tive a oportunidade de conhecer e entrevistar a Vice-Presidente de Novos Mercados, Miriam Warren.




O que vos motivou a fundarem a Yelp?
O nosso CEO e Co-founder Jeremy Stoppelman, fundou a empresa porque procurava um dentista. Ele vivia numa cidade com milhares de dentista e não sabia por onde começar a procurar.
Em 2005 a comunidade começou a escrever comentários no website.
Eu fui uma das primeiras utilizadoras a deixar comentários, escrevi mais de 1000 comentários antes de lá começar a trabalhar.

O nome Yelp é como "help" nos serviços? Vocês querem ajudar pessoas?
O engraçado é que algumas línguas Escandinavas Yelp, significa Help-Ajuda.
Também tem outro significado, o dono tinha um cão, que era muito pequeno e yelp era o barulho que ele fazia se lhe pisassem a cauda.

Já existe alguma aplicação para o Telemóvel em Português?
Já! Já lhe posso mostrar. É em Português, claro e já podem utilizar, já tem conteúdo e aos poucos vai ser inserida mais informação. É muito fácil de navegar.

Como funciona a Yelp? São as empresas que vão ter convosco?
Quando a Yelp decide apostar e entrar num País, nós compramos uma base de dados, uma lista que inclui os nomes das empresas e moradas do País, depois os nossos engenheiros põem essa informação no Site Yelp e o Marketing Assistants pesquisam se a informação mantém-se correcta e/ou actualizam-na. Depois de experimentarem e terem a sua opinião pessoal, escrevem um texto e inserem fotografias, para que o resto da comunidade possa começar a deixar comentários sobre os lugares.

Vocês apostaram em Nova Iorque, São Francisco, que potencial vê em Portugal?
Portugal é um país muito "Yelpy", tem interesse em comida, em vinho, em música, museus, culturalmente é um país muito rico.
É interessante como um país tão pequeno teve tanta influência no mundo.
Geograficamente também é um passo estratégico, pois estamos em quase todos os países que estão à vossa volta, pelo menos no Norte da Europa.
Não podíamos estar na Europa sem estar em Portugal.

Têm mais projectos para Portugal?
Os nossos comunity Managers criaram categorias específicas para Portugal: casas de Fados, comidas regionais.

O passa-palavra é o vosso veículo mais importante de comunicação ?
A comunidade e seus testemunhos são o passa-palavra amplificado. Aumenta a network, as pessoas são o veículo mais importante para fluir a informação. Estamos em 24 Países e o bom deste site é podermo-nos sentir locais em qualquer lado. Podemos ver o que se passa à nossa volta, recolher informações sobre pontos de interesse.

Podemos conhecer uma Cidade através da Yepl?
Yelp ajuda a conhecer a Cidade localmente. Funciona como um Guia.

Portugal é um País de Case Study de grande consumo. Acredita que os Portugueses vão utilizar e recomendar a Yelp?
O interessante destes comentários é que 23% são sobre shopping, vocês em Portugal são grandes consumistas, penso que vai ter muito impacto.

Vai utilizar Blogs como veículo de comunicação?
A nossa comunity Manager utiliza várias técnicas para espalhar a palavra. Online e offline, eventos shopping local e "elite squads". Os Bloggers fazem parte e são interessados na Cidade e vida local.

Os seus Restaurantes preferidos em Nova Iorque?
Um restaurante pequeno chamado Cayenne, servem sushi, sashimi e noodles maravilhosos.
Momofuku Milk Bar - Bakery, cookies são os meus preferidos.
Vivi em NY e agora vivo em São Francisco.
Faz-me falta os bagels e Pizzas de NY. 1 ou 2 vezes por ano volto sempre lá. Não há cidade com o mesmo nível de energia. NY é um "Melting Pot".

Quer acrescentar alguma informação  a esta entrevista?
A Yelp pode ajudar a procurar coisas muito específicas e até tendências, informar de coisas que estão acontecer.
O Exemplo é o fenómeno do Cronuts, pode-se inserir Trends: Dossants e descobrir várias lojas e conteúdos sobre elas.
Pode encontrar informação sobre Restaurantes mas a Yelp é muito mais do que isso, lá encontrará informação sobre roupa Vintage, cabelos. E tudo o que precisar para descobrir novos lugares.



Dados: Até ao terceiro trimestre de 2013 existiram mais de 47 milhões de reviews, uma média mensal de 117 milhões de visitantes e a aplicação móvel Yelp já foi utilizada em mais de 11,2 milhões de telemóveis. A cada segundo, um consumidor liga ou dá informações para um negócio local através da aplicação móvel.

Exemplo de uma página YELP




Vou continuar a usar, pois é uma óptima ferramenta para o meu trabalho! Experimentem YELP!

Sem comentários:

Enviar um comentário